Balneário Camboriú tem seis dos 10 prédios mais altos do Brasil

14 de março de 2023

O município de Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, já pode ser considerado a "capital" dos edifícios mais altos do Brasil. Dos diversos empreendimentos de tipo arranha-céu, seis estão entre os 10 mais altos em território nacional.

No sábado (17), a construtora FG entregou o maior prédio do país, o One Tower. Com apartamentos divididos em 84 pavimentos, no valor médio de R$ 12 milhões, o residencial tem 290 metros de altura, sendo assim, o maior de todos já erguidos em solo brasileiro.

O segundo mais alto é o Yachthouse by Pininfarina, de 281m, também em Balneário Camboriú. Em questão de dias, será entregue pela empresa Pasqualotto & GT. Faltam apenas detalhes em áreas de lazer, garagens e hall de entrada para sua conclusão.

Outros empreendimentos que estão entre os mais altos do município foram realizados pela FG, são eles: Infinity Coast, Epic Tower, Millennium Palace, e Splendia Tower.

One Tower

One Tower / Divulgação
O One Tower é o edifício mais alto do Brasil, entre todas as categorias, e o maior residencial da América LatinaOne Tower / Divulgação

Todas os apartamentos do edifício que leva o título de maior residencial do país, único com certificado pela CTBUH — Council on Tall Buildings and Urban Habitat ("Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano", em tradução livre), estão vendidos. São 70 unidades habitáveis para moradores e 20 reservadas a área de lazer, além de novidades tecnológicas, como cinco elevadores de alta performance, instalados para suprir a necessidade de 84 andares divididos em 290m de altura.

A FG investiu aproximadamente R$ 650 milhões para a concretização do projeto do One Tower em Balneário Camboriú, município de grande valorização econômica no meio imobiliário atual. O empreendimento foi idealizado em 2007, entregue em dezembro deste ano e, 15 anos depois, está apto para moradia.

Yachthouse by Pininfarina

Grupo Pasqualotto & GT / Divulgação / Divulgação
O segundo prédio mais alto do Brasil, quando estava em construção, em 2019Grupo Pasqualotto & GT / Divulgação / Divulgação

O edifício que leva a assinatura da grife italiana Pininfarina, se encontra ao lado da marina do município no litoral norte catarinense, região nobre do município. Com 81 andares, o prédio da Pasqualotto & GT ocupa a segunda posição da lista, estando apenas alguns metros atrás do One Tower no ranking, com 281m.

A previsão de entrega das duas torres idênticas está marcada para dezembro deste ano. Os apartamentos foram entregues para os proprietários, mas ainda não estão aptos à moradia.

Infinity Coast

FG Empreendimentos / Divulgação
Cerca de 1,5 mil trabalhadores realizaram serviços na obra do InfinityFG Empreendimentos / Divulgação

Em dezembro de 2019, a FG entregou o Infinity Coast, primeiro edifício residencial a ultrapassar a marca dos 200 metros de altura em território brasileiro. Com 234m verticais, o empreendimento tem 66 pavimentos, com 115 unidades distribuídas em dois por cada andar.

Outro ponto relevante desta construção é a ampla área de recreação, com 5 mil metros quadrados. No levantamento do prédio, a empresa registrou um pico de obra com 1,5 mil funcionários trabalhando de forma simultânea.

Epic Tower

FG Empreendimentos / Divulgação
O edifício tem apenas um apartamento por andarFG Empreendimentos / Divulgação

Inaugurado em fevereiro de 2020, o Epic Tower tem 190m de altura, com 50 apartamentos divididos em 55 andares. Cada pavimento tem apenas uma única unidade, com quatro ou cinco suítes e uma ampla área de lazer com mais de 1.600 m². Ao longo da realização das obras, mais de 626 empresas prestaram serviços em parceria com a FG, segundo a própria construtora.

Um dos destaques deste empreendimento é a vista privilegiada de 180 graus da Praia Central de Balneário Camboriú. Outro forte atrativo é a fachada curva em pele de vidro, que foi novidade arquitetônica no município, na época.

Millennium Palace

FG Empreendimentos / Divulgação
Millennium Palace é o prédio mais antigo de Balneário Camboriú nesta listaFG Empreendimentos / Divulgação

Os 45 andares com apenas 36 apartamentos foram feitos pensando na vista local para a beira da praia, tanto que o slogan do edifício é "Luxuosidade de frente para o mar". Com 177m de altura, o empreendimento foi inaugurado em 2014.

Entre um spa externo, sala de massagem e saunas, o prédio propõe aos moradores uma vista ampla e permanente de toda a orla da Praia Central, valorizando muito o residencial. Além disso, há quatro suítes por unidade, uma delas com hidromassagem panorâmica.

Quando foi construído, o Millennium Palace foi considerado o mais alto do Brasil. Ele se manteve neste posto até 2018.

Splendia Tower

FG Empreendimentos / Divulgação
O Splendia é o último empreendimento de Balneário Camboriú dentro do top 10 de mais altos do paísFG Empreendimentos / Divulgação

O último empreendimento de Balneário Camboriú na lista dos dez prédios mais altos do Brasil. O Splendia Tower, inaugurado em 2019, tem 175m de altura e 46 pavimentos, sendo 43 habitáveis, além de 69 apartamentos.

Como ocorre na maioria dos edifícios da FG, também a spa externo no local e uma ampla área de lazer, neste caso, de aproximadamente 1.600m².

Os 10 maiores prédios do Brasil

  1. One Tower (290m) - Balneário Camboriú, SC
  2. Yachthouse by Pininfarina (281m) - Balneário Camboriú, SC
  3. Infinity Coast (234m) - Balneário Camboriú, SC
  4. Orion Business & Health Complex (191m) - Goiânia, GO
  5. Epic Tower (190m) - Balneário Camboriú, SC
  6. Complexo Tour Geneve (186m) - João Pessoa, PB
  7. Kingdom Park Vaca Brava (180m) - Goiânia, GO
  8. Millennium Palace (177m) - Balneário Camboriú, SC
  9. Splendia Tower (175m) - Balneário Camboriú, SC
  10. Concórdia Corporate (172m) - Nova Lima, MG

*Colaborou: Nikolas Mondadori

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2022/12/balneario-camboriu-tem-seis-dos-10-predios-mais-altos-do-brasil-clc81enqm005h0182ephi35e8.html.

Residencial mais alto da América Latina é entregue pela FG Empreendimentos

14 de março de 2023

Com 290 metros de altura, quase rompendo a barreira dos supertalls, o One Tower, localizado na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, é oficialmente o residencial mais alto da América Latina. O empreendimento é certificado pelo CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), reconhecida organização que audita e certifica os arranha-céus mundiais por suas características e diferenciais. Além de ser referência em práticas de construção civil e reconhecido como o principal recurso global para dados interativos de edifícios urbanos altos.

Antony Wood, presidente do CTBUH, entregou a Jean Graciola, presidente e cofundador da FG, o certificado de edifício mais alto do Brasil e mais alto da América Latina, no sábado, 17.

Prédios gigantes e elevadores ultrarrápidos: como a FG quer dominar os céus de Balneário Camboriú

14 de março de 2023

Dona do maior prédio residencial da América Latina, a FG mira os superlativos para dominar o mercado — e erguer ainda mais arranha-céus na orla catarinense

De uma sala envidraçada à beira-mar em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, o empresário Jean Graciola define os principais ensejos da FG Empreendimentos, holding do mercado de construção civil que comanda desde 2012. Segunda geração à frente do negócio— a empresa foi criada por seu pai, Francisco Graciola, ainda na década de 1990 — o empresário é responsável por uma gestão que levou a FG a alcançar receitas na casa do bilhão. Em 2022, a companhia teve vendas de 1,1 bilhão de reais.

Parte desse resultado está relacionado à uma empreitada pessoal de Graciola: tornar a FG líder entre as construtoras e incorporadoras que por lá disputam a posição de proprietária do prédio mais alto. A ambição recentemente deu lugar à conquista oficial do título com a inauguração do One Tower, torre de 290 metros de altura que agora é também o residencial mais alto da América Latina. Para ter uma ideia, o Burj Khalifa, prédio mais alto do mundo e maior cartão-postal de Dubai, tem 829 metros.

Tirar o projeto do papel custou caro à FG. Foram 650 milhões de reais investidos pela empresa e pela família Hang, da loja de departamentos Havan, também investidora do One Tower. E esse é apenas um dos superlativos envolvendo a construção. Para colocar de pé a edificação de 84 andares foram necessários 2.000 trabalhadores, nove mil toneladas de aço e uma fundação equivalente a um prédio de 12 andares.

Os esforços para a entrega do prédio representam bem um desejo compartilhado por concorrentes da região, dispostos a tornar Balneário Camboriú em um laboratório de testes e tendências para a construção civil. Juntas, algumas das principais construtoras da cidade — incluindo a FG — buscam em parcerias externas as tecnologias mais apropriadas para levantar prédios luxuosos e arranha-céus dignos de cartões postais. Dos dez maiores edifícios desse tipo do Brasil, sete estão em Balneário, hoje uma cidade de 140.000 moradores.

Apesar de ter sede bem próxima ao novo empreendimento – o escritório da FG fica na mesma avenida que o One Tower –, boa parte da estratégia de diferenciação da companhia, hoje baseada na adoção de tecnologias de ponta, é definida bem longe dali. Graciola e um time de executivos costumam viajar com frequência em busca de referências de arquitetura, engenharia e design mundo afora, em destinos como Dubai, Estados Unidos e China.

A busca por novos parceiros e novas tecnologias é o que vai determinar a nossa indústria, diz.

Alguns adicionais tecnológicos no One Towner refletem essa busca. Por lá, os cinco elevadores percorrem todos os andares em menos de 1 minuto. O feito é de uma tecnologia de corrediças da alemã TK Elevator, a mesma utilizada no One World Trade Center, em Nova York.

O uso inaugural da tecnologia abre precedentes para as edificações ainda maiores que estão por vir. De olho em vendas de 1,5 bilhão de reais, a FG deve manter os superlativos em seus apartamentos e nos outros arranha-céus com previsão de entrega nos próximos anos. Um deles, o Triumph Tower, terá 544 metros e deverá ser o prédio mais alto das Américas. 

Nosso foco é a construção civil e continuará sendo o alto padrão, a qualidade e tudo que possa chamar a atenção à primeira vista, diz Graciola.